BLOG DA GRAMEIRA

ENTENDA TUDO DE GRAMA BERMUDA PARA TER UM GRAMADO LINDO COM A Cynodon dactylon

Grama Bermuda

A grama Bermuda, também conhecida como Cynodon dactylon, é uma grama encontrada em todo o mundo. Ela é nativa da Europa, África, Austrália e grande parte da Ásia. Ela foi introduzida nas Américas. Embora não seja nativa da Bermuda, é uma espécie invasora abundante na ilha. Na Bermuda, ela é conhecida como "grama-de-crab" (também é um nome para Digitaria sanguinalis). Ela também é conhecida por vários nomes, como Dhoob, grama-dūrvā, grama-ethana, dubo, grama-de-cão, dente-de-cão, grama-Bahama, grama-de-crab, grama-do-diabo, grama-de-sofá, doab-indiano, arugampul, grama, grama-de-fio e grama-de-scutch.

A grama Bermuda tem folhas de cor cinza-verde e são curtas, geralmente com 2-15 cm de comprimento, com bordas ásperas. Os caules eretos podem crescer de 1-30 cm de altura. Os caules são levemente achatados, muitas vezes com uma coloração roxa. As cabeças de sementes são produzidas em um aglomerado de duas a seis espigas juntas no topo do caule, cada espiga com 2-5 cm de comprimento.

Ela possui um sistema radicular profundo; em situações de seca com solo penetrável, o sistema radicular pode crescer a mais de 2 metros de profundidade, embora a maior parte da massa radicular esteja a menos de 60 centímetros abaixo da superfície. A grama se espalha pelo solo com suas estolônias e raízes onde quer que um nó toque o solo, formando uma manta densa. A C. dactylon se reproduz por meio de sementes, estolônias e rizomas. O crescimento começa a temperaturas acima de 15 °C, com crescimento ótimo entre 24 e 37 °C; no inverno, a grama entra em dormência e fica marrom. O crescimento é promovido por sol pleno e retardado por sombra total, por exemplo, perto de troncos de árvores.

A grama Bermuda é amplamente cultivada em climas quentes em todo o mundo entre cerca de 30° S e 30° N de latitude, e que recebem entre 625 e 1.750 mm de chuva por ano (ou menos, se houver irrigação disponível). Por exemplo, ela é cultivada nos Estados Unidos principalmente na meia sul do país.

Centenas de cultivares foram criados especificamente para tolerância ao ambiente e exigências. Novos cultivares são lançados anualmente.

A grama Bermuda é usada em vários contextos, incluindo religioso, medicinal e outros. Na Índia, ela é conhecida como "durva" ou dūrvāyugma e é usada no sistema de medicina Ayurveda. No Hinduísmo, é considerada importante na adoração ao senhor Ganesha. Uma touceira de 21 brotos desta grama geralmente é oferecida durante a puja (adoracão). Ela faz parte dos rituais hindus desde os tempos védicos. Um festival único chamado Durva Ashtami, dedicado a esta grama, é comemorado no oitavo dia do período de lua crescente de Bhadra do calendário hindu.

Na Índia, ela é conhecida como "arugampul" em Tamil e "karuka" em Malayalam e faz parte das Dashapushpam (dez flores sagradas) em Kerala.

No Nepal, a grama é conhecida como dubo e é usada pelos hindus. De acordo com os hindus nepaleses, a grama simboliza a longa vida. A grama é um item essencial para o festival de Naga Panchami e também para o festival de Gaura. Em um casamento hindu nepales, um arranjo de flores feito com esta grama é usado tanto pelo noivo quanto pela noiva.

A grama Bermuda também é usada para fins medicinais em várias partes do mundo. Ela é usada para tratar a febre, dor de cabeça, tosse, dor de dente, dor de estômago, dor de ouvido, dor de garganta, dor de ombro, dor de joelho, dor de costas, dor de peito, dor de perna, dor de braço, dor de mão, dor de pé, dor de pulso, dor de tornozelo, dor de cotovelo, dor de dedo, dor de punho, dor de costela, dor de pélvis, dor de quadril, dor de cintura, dor de pescoço, dor de ombro, dor de quadril e muitas outras. 

Grameiras nacionais 🇧🇷