BLOG DA GRAMEIRA

A GRAMA ESMERALDA E SEUS ENCANTOS - UMA JOIA NATURAL

Grama Esmeralda

A Grama Esmeralda ou Zoysia japonica é uma gramínea robusta, nativa do Sudeste da Ásia e Indonésia, especificamente do Japão. Com folhas estreitas, macias e pontiagudas, ela possui uma coloração verde intensa e cresce até aproximadamente 0.5 mm de largura. Além disso, ela é peluda próxima à base e apresenta inflorescências. O nome popular dessa grama vem da semelhança de sua cor com a da pedra preciosa esmeralda.

A Grama Esmeralda é uma gramínea de alta tolerância à seca e a temperaturas baixas, o que a torna ideal para o uso em jardins. No entanto, ela precisa de sol pleno e não tolera sombra, por isso, não deve ser plantada em áreas com muitas árvores ou construções que bloqueiam a luz solar direta. Mesmo assim, ela se adapta facilmente a situações de seca prolongada, desenvolvendo raízes mais profundas. Além disso, ela é resistente a intempéries e forma um gramado denso.

A Grama Esmeralda precisa de um clima úmido para ser cultivada, mas é comumente encontrada em climas tropicais e subtropicais, temperados, equatoriais e mediterrâneos. Ela foi originalmente cultivada na China, Japão e Coreia, mas atualmente é plantada em todo o Brasil, sendo usada para embelezar jardins residenciais e comerciais, campos de recreação e esportes, incluindo campos de futebol.

Além de sua beleza, a Grama Esmeralda também é conhecida por sua durabilidade e facilidade de manutenção. Ela é resistente a doenças e pragas, o que a torna uma opção de gramado de baixo custo a longo prazo. Ela também é uma grama lenta crescendo, o que significa que é necessária menos frequência de corte.

Para plantar a Grama Esmeralda, é importante escolher um local bem drenado e com sol pleno. Ela também precisa de solo fértil e bem preparado, com adição de fertilizantes e corretivo de pH, se necessário. O plantio pode ser feito a partir de sementes ou de estacas de outros gramados, mas é importante seguir as instruções de plantio específicas para garantir o melhor crescimento da grama.

A Grama Esmeralda é uma opção atraente e duradoura para quem busca um gramado bonito e de baixa manutenção. Além de sua beleza verde intensa e da semelhança com a pedra preciosa esmeralda, ela é resistente a doenças e pragas e cresce lentamente, o que significa que é necessária menos frequência de corte. Ela também é altamente tolerante à seca e a temperaturas baixas, o que a torna uma opção versátil para diversos tipos de clima e região. 

Para ter sucesso no plantio da Grama Esmeralda, é importante escolher um local bem drenado e com sol pleno, bem como preparar o solo com fertilizantes e corretivo de pH, se necessário. O plantio pode ser feito a partir de sementes ou de estacas de outros gramados, mas é importante seguir as instruções de plantio específicas para garantir o melhor crescimento da grama.

A Grama Esmeralda é uma opção atraente e versátil para jardins residenciais e comerciais, campos de recreação e esportes, incluindo campos de futebol. Além disso, ela é uma gramínea de baixo custo a longo prazo devido à sua durabilidade e facilidade de manutenção. Se você está procurando por uma grama bonita e de baixa manutenção, a Grama Esmeralda é uma ótima opção a considerar.

Grameiras nacionais 🇧🇷